segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Cusco - Parte I

Ruela de Cusco

Bom vamos falar de Cusco?
Cusco é uma cidade muito alta, com 3400m de altitude. Eu fui para lá com várias dicas no caso de passar mal. Cheguei no aeroporto e não senti nada, pensei que era bobagem e exagero dos outros. Mas já cheguei no hotel e tomei meu chá de coca, só para prevenir.
Depois de feito nosso check in, fomos almoçar...foi aí que começou! A cidade tem muitas ladeiras e acaba exigindo um certo esforço físico. Eu quis manter meu ritmo de passadas que dou normalmente e já senti falta de ar e uma leve tontura. Diminuímos o passo para não passar mal. E como se não bastasse a esperta foi atravessar a rua correndo e PÁ: teto preto pra ti Nena! Respirei fundo, me segurei, voltei ao normal e vi que o negócio não era brincadeira e nem frescura dos outros.
Restaurante Santa Cata


Nosso almoço foi no restaurante Santa Cata, um buffet que nos foi indicado pelo nosso guia Frank e onde servem vários pratos típicos.
Lá, como aqui no Brasil, não há informação nos cardápios ou buffets do que contém ou não contém glúten. O negócio é perguntar. Nem todos são bem informados, mas diferente daqui, todos, sem exceção, são muito solícitos e se dispõe a ajudar. E no momento que eles não sabem, o chef é chamado para te auxiliar. Foi o que aconteceu comigo em TODOS os restaurantes que eu fui.




No Santa Cata comi ceviche e experimentei os tamales cusqueños (que parecem uma pamonha) e Quinotto (que é um prato de quinoa). 
Aliás, existem muitas opções de pratos com quinoa, todos diferentes e deliciosos!







Ceviche

Tamales cusqueños (enrolados na folha) e Quinotto



Eu passei muito mal lá devido altitude e por isso eu comi muito pouco. E eu emagreci...alguém conhece alguma pessoa que viaja de férias e ela volta mais magra? Pois é...vá para o Peru. Isso aconteceu comigo e com as minhas amigas! Deve ser o país! :D
De noite faz muito frio em Cusco, por volta de 2º graus (ou menos), queríamos sempre comer coisas quentes para nos aquecer. Nas duas primeiras noites meu jantar foi uma sopa de legumes no restaurante La Trattoria. Neste lugar deve ter contaminação cruzada, pois como o próprio nome mostra, é um restaurante italiano. Mas era o que precisava naquele momento.


A sopa estava deliciosa e o restaurante fica bem próximo à Praça das Armas.
Depois dessa Trattoria fomos conhecer o Museo del Pisco que é um bar-restaurante super descolado. São 3 andares - no subsolo e no 3º é restaurante e no 1º bar com música ao vivo. Aqui pedimos um vinho para nos aquecer e um prato de salame de cerdo e lombo de alpaca. Eles servem com torradas, mas é só avisar que eles as trazem à parte. Achei muito interessante a carne de alpaca. Gostei e recomendo!!

Salame de cerdo e Lombo de alpaca

No dia seguinte fomos fazer o passeio do Valle Sagrado e o almoço estava incluído. Aqui os chefs que preparam cada sessão me acompanharam e me explicaram o que eu poderia comer. Então fica difícil especificar pois o cardápio muda diariamente. Mas compartilho as fotos. Como sou uma curiosa, comi todas as coisas diferentes que eu podia!!

Meu prato com muita salada e a quinoa ali ó!! :D



Sobremesa: Compota de Sachatomate



De noite voltamos para o hotel muito cansadas, e só conseguimos ir no restaurante na frente do hotel Inka House, para jantar. Mais uma vez eu me rendi à sopa: Chupe del Inka - uma sopa típica com vários produtos originais de lá. Bem gostosa e sem glúten!

Chupe delInka




Caso estejam se perguntando eu senti muita dor de cabeça. Dor forte e constante. Vivi a base de remédio senão minha cabeça explodiria. E outra coisa que me incomodou: o meu doce e velho amigo estômago (por isso, nos primeiros dias passei a sopa e coisas mais leves). Fiquei inchada praticamente todos os dias. E eu ainda não sei se era da altitude ou se a comida lá sofre contaminação cruzada. Será que algum médico pode me ajudar a matar essa charada?
Só me adaptei no último dia. Foi o único que não inchei e não tive dor de cabeça. Os pulmões se adaptaram no segundo dia.

Tem mais informações que vou postar aos poucos!! Espero que gostem das dicas!! :D


Nenhum comentário:

Postar um comentário