terça-feira, 21 de agosto de 2012

Rio Gastronomia 2012


No final de semana passado aconteceu no Rio de Janeiro o Rio Gastronomia. Um evento que reúne alguns poucos restaurantes, com pratos e workshops de seus chefs.
Chef Nanda de Lamare (rest Gula Gula) no seu workshop (e a chef Laura auxiliando-a)

Foi aqui que descobri que o rocambole do restaurante Gula Gula não tem glúten.
Das saladas do Gula Gula que estavam lá, nenhuma continha glúten, incluindo a famosa salada de batata frita. (Saladas que estavam lá: Salada de Batata Frita, Salada de Quinoa Crocante com Agrião e Salada de Frango com Curry e detalhes de Banana Caramelada).
Entre todas as delícias, poucas eu podia saborear, e os escolhidos foram o risoto de bacalhau e o risoto de 3 funghis com aroma de trufas do restaurante Laguiole. Ambos muito saborosos, mas para mim, o mais delicioso é o de 3 funghis.

Risoto de Bacalhau

Risoto de 3 funghis

domingo, 29 de julho de 2012

Bio Carioca

Semana passada enquanto passeava por Copacabana, descobri um restaurante natural que eu ainda não conhecia, o Bio Carioca! Aproveitei o sábado para conhecer!



O Bio Carioca serve comida vegetariana e orgânica (tinha até feijoada vegetariana!! Achei o máximo!!!), o cardápio muda diariamente e para cada tipo de comida há uma indicação com cores diferentes ao lado do nome do prato. Dá uma olhada no cardápio abaixo:



Legenda para o cardápio

Além do cardápio ótimo, o restaurante é lindo e aconchegante!
Comecei com uma salada de folhas com búfala e tomatinho cereja (não sei viver sem uma salada) eu pedi almôndega italiana (com nozes) e kibe de quinoa com abóbora, verduras e shimeji. Tudo muito saboroso e saudável!


Meu prato e as saladas!
Para finalizar veio a sobremesa: torta de banana com castanha-do-pará e canela!
Uma delícia!!
A sobremesa que a gente come sem culpa!!

Amei o restaurante e super recomendo!
O Bio Carioca abre todos os dias das 11:30h às 18h.

Bio Carioca
Xavier da Silveira, 28A
www.biocarioca.com.br

terça-feira, 3 de julho de 2012

Lagostim Indiano

Comer...saborear...experimentar...degustar...Sentir cada aroma...experimentar cada sabor, cada textura...
Um prazer que vale cada garfada. Ainda mais quando esses prazeres são possíveis de serem realizados sem medo.
A cada dia que passa tenho tido a oportunidade de degustar pratos mais bem elaborados e deliciosos, cuidadosamente preparados, livres de glúten e da contaminação.
Mais uma vez resolvi trazer o restaurante para casa com pratos preparados pela chef Rê Monteiro.
Adoro ir à restaurantes, mas se às vezes podemos trazer para dentro da nossa casa os pratos de um retaurante, por que não o fazer?? Já que isso é possível, apresento o prato principal de hoje:

Lagostim ao curry com detalhes de abacaxi

Aos amantes da boa culinária e mistura de sabores, me resta dizer que estava DIVINO!
Jantar dos deuses que, para quem tiver a oportunidade, é de "comer de joelhos".



segunda-feira, 2 de julho de 2012

Costelinhas...

de comer com os olhos...
Para nós celíacos, comer em casa é muito mais seguro...mas sempre dá aquela vontade de comer algo diferente, saborear novidades, experimentar novos sabores...
Minha sorte é poder unir os dois: a tranquilidade de comer em casa e a degustação de novos sabores! Tenho aproveitado cada garfada! Cada sabor...cada prato...e cada delícia! Tudo isso proporcionado pela chef Rê Monteiro.
A última delícia que pudemos saborear foi uma costela ao molho barbecue com batatas perfumadas.
Costelinha se desmanchando, macia, saborosa...só de lembrar me dá água na boca.


Como dizemos na minha terra: "de lamber os beiços!"

terça-feira, 12 de junho de 2012

Restaurante em casa

Cozinhar é uma arte e, pra mim, uma terapia. Algumas pessoas tem a sorte nascer com o dom para isso. É o caso da chef Rê Monteiro. Ela pega ingredientes simples e transforma em pratos requintados e divinos!
Recém chegada no Rio, ela trouxe uma nova proposta para a Cidade Maravilhosa: a ideia é ter um almoço de restaurante em casa, tudo feito pela própria chef. Testamos no sábado e aprovamos a ideia! Além de matarmos a vontade de comer uma picanha.
Para um gaúcho, carne boa é picanha, de preferência mal passada (e, pra mim, boi berrando é o ponto ideal). Só que uma boa picanha tem que ser bem feita, e isso não é pra qualquer um. Uma das especialidades da chef são as carnes, sem exceção.
O prato que ela preparou para nós acompanha batata doce ao sumo de laranja e alhos confit.
Água na boca!
Conhecedora da Doença Celíaca, a chef prepara pratos especiais e com todo cuidado necessário para que nossa comida não sofra nenhum tipo de contaminação.
Para quem quiser experimentar e ter o um restaurante na sua casa por um dia, segue o contato da chef:

Rê Monteiro - 21 8348 8846

domingo, 6 de maio de 2012

Peixe...frutos do mar...


Feriadão no Rio, com visitas especiais, passeios diferentes, momentos inesquecíveis e mais lembranças para uma vida!
Aproveitando um dos passeios, resolvi levar minhas turistas num dos restaurantes que mais gosto no Rio - Siri da Barra. Gosto muito de lá pelos seguintes motivos: o atendimento dos garçons é muito bom (coisa bem difícil no Rio), os pratos são bem servidos e a comida é deliciosa!!
O prato mais conhecido deste restaurante é o Risoto de Camarão, mas como uma das gurias não estava com muita vontade de comer camarão, pedimos outro prato.
Iniciamos nossa "orgia alimentar" com uma casquinha de siri (que não contém glúten) maravilhosa! Sem exageros e nem "puxar a sardinha" pro lado deles, mas é uma das melhores casquinhas de siri que eu já comi. Saborosa, bem recheada e muito bem apresentada.
Casquinha de Siri

Nossa escolha para o prato principal foi Peixe à Belle Meunière, acompanhado de batatas. Para melhorar ainda mais, Arroz de Brócolis e Pirão. E que delícia de Pirão!
Para grelhar o peixe é bom recomendar que não coloquem farinha.

Como falei, os garçons são super atenciosos e prestativos, qualquer dúvida no menu é só chamá-los.

Tenho certeza que uma ida à este restaurante renderá muitos elogios!

Restaurante Siri
Praça Euvaldo Lodi, 65
Jardim Ocêanico - Barra da Tijuca

http://www.restaurantesiri.com.br/barra/

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Mais uma dica na terra da garoa...

Mais um restaurante visitado e aprovado em SP.
Picanharia da Madre, no bairro da Mooca.

Renata Monteiro e Eliézer Kunast no cardápio!

Lá, se quiseres ajuda no cardápio, pede pra chamar a Renata Monteiro, que além de saber tudo sobre a DC (tem dois membros da família celíacos - eu e a mãe dela), prepara os pratos com todo o cuidado para evitar a contaminação - cuidado que ainda poucos restaurantes tomam.
O restaurante acabou de passar por uma reforma e mudança no cardápio. Pegamos a primeira semana de estréia dele, e aprovamos.
Para mim, ela preparou uma Picanha de Cordeiro com Batatas Perfumadas ao Curry e manga e um Risoto de Morangos com Champagne.
Não ficou bom, ficou simplesmente MARAVILHOSO!
Picanha de Cordeiro com as Batas Perfumadas e o Risoto de Morango com Champagne...de comer com os olhos!

Se fores à São Paulo, aproveite e dê um pulo lá. Super-recomendo!!!! :D

Picanharia da Madre
Rua Madre de Deus, 1176
Mooca