quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Findi nas Alturas!

Há 3 meses estamos planejando e organizando esta viagem!! Finalmente o dia chegou e partimos de madrugada, ansiosos para descobrir esse lugar especial e aconchegante.
O destino dessa vez foi a pousada mais alta do país! Pousada do Lado de Lá, um lugar difícil de ser descrito em palavras, mas de simples compreensão para quem o visita. Paz e tranquilidade são as palavras que nos acompanharam desde o momento em que chegamos.
Na ida, nossa jornada fez uma parada na Pousada Anjos da Montanha, em Alagoa-MG. Um almoço caipira preparado com muito amor e carinho pelo Juninho estava à espera deste grupo de aventureiros. Comida mineira, sem glúten, preparada para que todos pudessem apreciar e saborear sem se preocupar com alergias e etc. Salada orgânica cultivada ali mesmo e uma sobremesa “de lamber os beiços”! Doce de leite mineiro feito por eles!!! Não tem preço que pague! Foi um dos melhores que já comi em minha vida, suave, sem causar enjôo por sua “doçura”!
Na Pousada Anjos da Montanha é melhor ligar e agendar com o Juninho antes de ir.
Depois de quase 10h de viagem, o momento e destino tão esperados estavam perto de nossos olhos! A pousada mais alta do país não tem energia elétrica, o banho é a gás, os quartos tem lareira e fogão a lenha. Poderíamos ter passado frio, mas isso é algo quase impossível, a pousada é muito bem preparada!
Depois de vermos o pôr do sol, um jantar especial nos esperava, regado a vinho! E para minha alegria, a Marcela preparou uma lasagna de berinjela que estava DIVINA (especialmente para mim esta lasagna)!
No domingo, após vermos o sol nascer, tomamos um café da manhã reforçado. Para mim, frutas naturalmente doces com um pouquinho de mel e ovos fritos com queijo, preparados no fogão a lenha.
Marcela, Gilmar e Marcio foram os responsáveis por nos receber bem (muito bem, por sinal), nos cuidar e proporcionar momentos especiais e inesquecíveis.
Logo que cheguei, me apresentei à Marcela e ela me olhou e disse: “ah, você que é a celíaca”! Me ganhou para sempre!
Posto algumas fotos, pois não tem como postar todas, infelizmente.
Pra quem quiser conhecer este lugar mágico, eu assino embaixo e digo que pretendo retornar em breve. Voltamos com o corpo destruído, há muito tempo eu não ficava tão cansada como desta vez, em compensação, acho que nunca senti minha mente e alma tão leves!
Mando dicas por email, caso alguém queira! ;-)
Saboreiem!!!

Parada para almoço no sábado


Panorâmica que tirei da sede da Pousada com o sol que havia acabado de dar as caras...

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Búzios - Parte II (final)

Como nossa ida à Búzios era em função do evento que ajudamos a organizar, a nossa programação foi um pouco diferente de quem vai à essa charmosa cidade, e com isso, tivemos uma programação atípica. Esse final de semana foi especial, pois me mostrou que a contaminação do glúten também me faz mal. :-/
Dessa vez nos hospedamos na Pousada Pontal da Ferradura que oferece um café da manhã com frutas, um pão de queijo muito saboroso, frios e ovo mexido (isso pra nós celíacos). Na primeira noite houve um coquetel com várias delícias que eu não podia saborear, então o chef Rocha preparou um carpaccio de salmão com salada de rúcula especial para “moi”. Nem fiquei triste em ter que comer um prato diferente dos demais.
No segundo dia não houve almoço e sim um coquetel de recepção ao término das atividades na fazenda. À noite, o jantar foi servido na própria Pousada, novamente, o chef Rocha teve o cuidado e atenção em preparar os pratos e caminhou comigo pelo Buffet me dizendo o que eu poderia comer. Achei muito legal da parte dele.
O almoço de domingo foi servido na Trattoria Primitiva, um crime eu ir à um restaurante italiano e não poder saborear uma boa pasta!!! Mas o atendimento e carinho do chef e gerente Mauro (como bom gaúcho e descendente de italianos) superaram esse pecado. Pude comer a entrada e o peixe, que não deixaram nada a desejar. Ainda consegui enganá-lo que parlo italiani!

Foi um final de semana de aventuras, contato com a natureza e, mais uma vez, comilanças...

terça-feira, 5 de julho de 2011

Búzios - Parte I

Dois finais de semana seguidos me levam à Búzios. O motivo? Trabalho.
Aproveitando essas idas, irei postar aqui as dicas de cada final de semana.
Na primeira vez ficamos hospedados na Pousada dos Tangarás, onde fomos muito bem recebidos por todos os funcionários e pela antiga proprietária. A pousada foi vendida há pouco para os mesmos donos da pousada que ficamos no final de semana seguinte, mas a Neusa (antiga proprietária) seguirá no comando durante o mês de julho (se não estou enganada). A culpa de eu ter voltado com gordurinhas a mais é toda dela!!
Fui tratada como rainha, vários quitutes sem glúten deliciosos no café da manhã. Pra quem não tem intolerância à lactose é essencial experimentar o iogurte natural feito no próprio hotel. Eu sou chata para iogurte caseiro, mas esse é sensacional!! Com mel e farinha de linhaça...ficou de lamber os “beiços”! No domingo, fizeram um bolo de milharina com um creme no meio...uma delícia!
Sexta à noite jantamos no Restaurante do David, na Rua das Pedras. Pedimos um prato de mexilhão e lula à dorê (grelhada, sem farinha). Tratamento VIP também. O garçom super atencioso, veio perguntar se eu podia comer queijo e sugerir queijo ralado na lula. Ficou sensacional!
Sábado à noite, o programa foi queijos e vinho na Pousada, regado à boas cias e muita risada!
O segundo final de semana de comilanças em Búzios estará no ar em breve!

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Ai o frio...

Depois de um feriado de muito calor, o frio e a chuva voltaram a dar as caras aqui no Rio. E pra mim, nada melhor que um chocolate quente cremoso pra esquentar! Encontrei um maravilhoso (não muito doce) no Café Donuts.
Vale a pena experimentar!
Só tem que tomar devagar para não se queimar, pois ele sai "tinindo".
Aos chocólatros de plantão, duas sugestões:
Chocolates da Kopenhagen e Cacau Brasil, que é a linha popular da Kopenhagen (a grande maioria não contém glúten).
Aqui no Rio encontra-se uma loja da Cacau Brasil no Center Shopping Rio, em Jacarepaguá.
Ele é tão bom quanto os da Kopenhagen e com preços em conta.
Para quem quer saciar a vontade de comer um doce, na verdade, chocolate, sem ficar com muito peso na consciência, vai a dica da minha amiga Sarinha: Doces de Alfarroba.
A Alfarroba é tipo uma vagem selvagem, parecida com feijão e levemente adocicada. Essa vagem é utilizada para substituir o cacau em alguns doces, ela contém menos gordura e menos açúcares naturais que o cacau e também não contém glúten.
Ainda não experimentei, mas segundo ela é muito bom.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Final de Semana dos Namorados



Com dois objetivos (ajudar uma amiga na secretaria do Carioca Off Road e curtir um final de semana romântico) partimos para Ipiabas sexta à noite. Lógico que meu bolo de cenoura sem glúten estava na bagagem, já que não tinha certeza se seria fácil encontrar comida para mim.
Assim que chegamos na cidade avistamos uma churrascaria linda, com uma lareira ao ar livre e música ao vivo. O clima agradável da By Laka Grill nos convidou a parar e jantar.
Eles oferecem um self-service de queijos, salames e geléias maravilhoso. No cardápio, opções de sopas (todas sem glúten) e picanha com direito a 3 acompanhamentos, só não peça a batata ao molho branco, pois eles usam farinha de trigo para fazer o molho.
Pedimos mandioca frita, mini batatas rostie e batata ao molho branco (que nem chegou perto de mim). Estávamos entre 4 pessoas e pedimos a picanha para 2, que nos serviu muito bem acompanhado de um bom vinho.
Nos hospedamos na Hospedaria Abbud & Fernandez, onde fomos muito bem recebidos pela proprietária Rosângela. A pousada oferece um café da manhã delicioso, minhas necessidades de celíaca foram supridas com frutas, queijos, geléia, mel e pão de queijo.
No sábado pela manhã, ainda em função do rally (e como acontece em todas as edições do Carioca), um belo café da manhã foi oferecido pelo Chico Geraes, onde pude saborear os deliciosos biscoitos sem glúten que ele sempre leva para mim!
Foi um final de semana regado à comida, passeios, amigos e risadas.
Em agosto terá o Festival de Inverno em Ipiabas, no segundo e terceiro finais de semana de agosto, estão convidados a conhecer a cidade!

P.S: Fico devendo foto da Hospedaria.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

O início de tudo...


“Tive a melhor idéia nos últimos 31 anos!” Foi assim que iniciei a contar, para algumas amigas, a minha idéia de criar o blog.
Sabemos que no Brasil, todas as embalagens devem mostrar a informação se o alimento contém ou não contém glúten. E os restaurantes? Infelizmente ainda não temos a cultura de apresentar cardápio para celíacos, ou pelo menos, que os garçons saibam o que contém e o que não contém. Se chegar em um restaurante e perguntar: “essa sopa tem glúten?”, certamente a resposta será: “o quê?”. Para evitar aborrecimentos e constrangimentos mudei a pergunta: “tem farinha de trigo nessa sopa?”.
Por esses motivos, este blog irá falar de restaurantes e hotéis no Rio e em diversos lugares que ofereçam as opções sem glúten para pessoas especiais, como eu! :-P
Dicas elaboradas por mim com a contribuição de experiências de amigos, familiares, agregados, etc.
Help yourself!