quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Cusco - Parte II


Praça das Armas
Buenas, antes de falar de Machu Pichu Pueblo, vou finalizar as dicas de Cusco.
Ficamos mais duas noites em Cusco depois de voltarmos de Machu Pichu.
Nesses dois dias, mudamos um pouconossa programação. Tomávamos café da manhã (reforçado) e ao longo do dia ficávamos com snacks, assim não  perdíamos tempo, e à noite jantávamos com todo o requinte e glamour que nos pertence hehehe...

No nosso terceiro dia chegamos tarde de Machu Pichu. Até fazer check in e nos arrumarmos eram quase 23h. Saímos à procura de um restaurante aberto, pois estávamos com muita fome!!

El Mesón



Encontramos o El Mesón que fica na Praça das Armas. Eu pedi um Antichuco de Pollo com papas fritas (uma big porção que daria para duas pessoas comerem). Foi o prato que eu pedi sem a menor expectativa e amei!! O frango super bem temperado, uma delícia!! Tirando as batatas fritas, jantar era bem light.





Antichuco de Pollo y Papas Fritas



O antichuco nada mais é que espeto de carne com legumes (pimentão e cebola) assados.
Imaginem essa gaúcha comendo um espetinho em pleno Peru???
:D








No nosso penúltimo dia dia em Cusco fizemos o City Tour que durou o dia inteiro e deixamos para ir no melhor restaurante na última noite! Claro!!!! O Restaurante Limo também fica na Praça das Armas e serve comidas típicas peruanas.
Papas ôrganicas

Fantástico!


Me surpreendou com o 'couvert' oferecido pela casa: batatas ôrgânicas com 3 molhos! Eles são amigos dos celíacos!!! (por que nunca pensaram nisso antes aqui no Brasil??)



Molhos para as batatas



















Pedimos 3 petiscos diferentes, assim experimentamos 3 pratos diferentes: tiradito de pulpo (esse comemos em Santiago e amamos!), um ceviche cinco elementos e de entrada 'caliente' lagostinos em crosta de quinoa.
Eu não sei te dizer qual deles era o melhor, eu sei que eu amei esse restaurante e eu indico de olhos fechados!!

 
Lagostim em crosta de quinoa e molho tártaro

Ceviche 5 elementos

Tiradito de Pulpo

Ai fiquei morrendo de vontade de comer de novo! Vai me dizer que não ficou com água na boca???

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Cusco - Parte I

Ruela de Cusco

Bom vamos falar de Cusco?
Cusco é uma cidade muito alta, com 3400m de altitude. Eu fui para lá com várias dicas no caso de passar mal. Cheguei no aeroporto e não senti nada, pensei que era bobagem e exagero dos outros. Mas já cheguei no hotel e tomei meu chá de coca, só para prevenir.
Depois de feito nosso check in, fomos almoçar...foi aí que começou! A cidade tem muitas ladeiras e acaba exigindo um certo esforço físico. Eu quis manter meu ritmo de passadas que dou normalmente e já senti falta de ar e uma leve tontura. Diminuímos o passo para não passar mal. E como se não bastasse a esperta foi atravessar a rua correndo e PÁ: teto preto pra ti Nena! Respirei fundo, me segurei, voltei ao normal e vi que o negócio não era brincadeira e nem frescura dos outros.
Restaurante Santa Cata


Nosso almoço foi no restaurante Santa Cata, um buffet que nos foi indicado pelo nosso guia Frank e onde servem vários pratos típicos.
Lá, como aqui no Brasil, não há informação nos cardápios ou buffets do que contém ou não contém glúten. O negócio é perguntar. Nem todos são bem informados, mas diferente daqui, todos, sem exceção, são muito solícitos e se dispõe a ajudar. E no momento que eles não sabem, o chef é chamado para te auxiliar. Foi o que aconteceu comigo em TODOS os restaurantes que eu fui.




No Santa Cata comi ceviche e experimentei os tamales cusqueños (que parecem uma pamonha) e Quinotto (que é um prato de quinoa). 
Aliás, existem muitas opções de pratos com quinoa, todos diferentes e deliciosos!







Ceviche

Tamales cusqueños (enrolados na folha) e Quinotto



Eu passei muito mal lá devido altitude e por isso eu comi muito pouco. E eu emagreci...alguém conhece alguma pessoa que viaja de férias e ela volta mais magra? Pois é...vá para o Peru. Isso aconteceu comigo e com as minhas amigas! Deve ser o país! :D
De noite faz muito frio em Cusco, por volta de 2º graus (ou menos), queríamos sempre comer coisas quentes para nos aquecer. Nas duas primeiras noites meu jantar foi uma sopa de legumes no restaurante La Trattoria. Neste lugar deve ter contaminação cruzada, pois como o próprio nome mostra, é um restaurante italiano. Mas era o que precisava naquele momento.


A sopa estava deliciosa e o restaurante fica bem próximo à Praça das Armas.
Depois dessa Trattoria fomos conhecer o Museo del Pisco que é um bar-restaurante super descolado. São 3 andares - no subsolo e no 3º é restaurante e no 1º bar com música ao vivo. Aqui pedimos um vinho para nos aquecer e um prato de salame de cerdo e lombo de alpaca. Eles servem com torradas, mas é só avisar que eles as trazem à parte. Achei muito interessante a carne de alpaca. Gostei e recomendo!!

Salame de cerdo e Lombo de alpaca

No dia seguinte fomos fazer o passeio do Valle Sagrado e o almoço estava incluído. Aqui os chefs que preparam cada sessão me acompanharam e me explicaram o que eu poderia comer. Então fica difícil especificar pois o cardápio muda diariamente. Mas compartilho as fotos. Como sou uma curiosa, comi todas as coisas diferentes que eu podia!!

Meu prato com muita salada e a quinoa ali ó!! :D



Sobremesa: Compota de Sachatomate



De noite voltamos para o hotel muito cansadas, e só conseguimos ir no restaurante na frente do hotel Inka House, para jantar. Mais uma vez eu me rendi à sopa: Chupe del Inka - uma sopa típica com vários produtos originais de lá. Bem gostosa e sem glúten!

Chupe delInka




Caso estejam se perguntando eu senti muita dor de cabeça. Dor forte e constante. Vivi a base de remédio senão minha cabeça explodiria. E outra coisa que me incomodou: o meu doce e velho amigo estômago (por isso, nos primeiros dias passei a sopa e coisas mais leves). Fiquei inchada praticamente todos os dias. E eu ainda não sei se era da altitude ou se a comida lá sofre contaminação cruzada. Será que algum médico pode me ajudar a matar essa charada?
Só me adaptei no último dia. Foi o único que não inchei e não tive dor de cabeça. Os pulmões se adaptaram no segundo dia.

Tem mais informações que vou postar aos poucos!! Espero que gostem das dicas!! :D


segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Avianca

Ando sumida e cheia de novidades para postar,mas voltar ao normal depois das férias nem sempre é fácil.
GF = Gluten Free
Fiquei uma semana de férias e fui realizar um sonho: conhecer o Peru. Voltei encantada e realizada!!
Mas vamos ao que interessa: as dicas!! Antes de falar dos lugares que comi lá, vamos à cia aérea. Meu voo era da Taca, mas foi operado pela Avianca, que me surpreendeu.
Eu sempre solicito minha alimentação especial após comprar qualquer passagem aérea. Solicito no sistema, e depois de uns dias entro em contato com a cia aérea para reconfirmar e ver se está tudo ok. Desse vez não foi diferente. Ao fazer o check in a menina reconfirmou que estava tudo ok com a minha solicitação e eu podia viajar tranquila.

Lá estou eu, bem bela, sentada na minha poltrona, quando vejo aquela menina que fez o meu check in conversando com as aeromoças. Depois de alguns minutos ela veio falar comigo para informar que a minha comida não tinha embarcado, mas que tinha frutas a bordo e que eu poderia comer. A cia aérea errou ao não embarcar minha comida, mas todo esse transtorno se foi quando essa menina do check in veio até a aeronave se certificar da minha alimentação. Atendimento nota 10!!!
Salada e frutas
Como eu estava sentada nos assentos da frente, quando serviram o café da manhã ainda tinha omelete, então foi o que comi. Omelete e frutas. Deu para aguentar até chegar em Lima (e lógico, eu tinha levado uns brownies feitos por mim, o que me ajudou muito).
Na hora do check in do voo de volta para o Brasil, fiz a mesma coisa, perguntei se estava tudo certo com a minha alimentação e o rapaz do check in confirmou que a alimentação estava confirmada.
Assim que começou o serviço de bordo, o comissário veio até a minha poltrona para me entregar minha comida.
Mais uma vez, ponto positivo para a Avianca.






Jantar no voo de volta


Fiquei muito feliz e satisfeita com o serviço da Avianca! Aprovado!!!

















segunda-feira, 19 de agosto de 2013

E na Argentina...

Minha amiga que mora na Argentina sempre me manda dicas de tudo que vê sem glúten ou de novidades que fica sabendo. E aqui vou postar algumas novidades que ela me mandou esses dias.

Almacen de Pizzas: pizza livre de glúten. Na foto abaixo, eles ensinam o passo a passo do preparo da massa.


Captain Cook: ótimo restaurante de comida asiática em San Isidro. Eles apresentam no cardápio quais as opções livres de glúten pelo símbolo. Dá uma olhada abaixo:


Confesso que não experimentamos os pratos, mas resolvi postar pois acho que será muito útil. Se alguém for para lá e tiver a oportunidade de experimentar alguma das opções, fiquem a vontade para me mandar as fotos e comentários!! Irei postar aqui com prazer!! :D

A minha amiga Bea mora no Tigre, que é uma cidade linda do lado de Buenos Aires (30minutos mais ou menos). Foi lá que fiquei hospedada na minha visita-relâmpago o ano passado e achei a cidade uma graça e limpa. Gostei muito de lá!!! Minha primeira impressão foi muito positiva. Hoje ela me mandou a foto abaixo e eu gostei ainda mais de lá:


A cidade conta com 43 estabelecimentos com cardápios adaptados para nós celíacos e receberam capacitação sobre a segurança alimentar no que diz respeito à manipulação dos utensílios e seleção dos alimentos. Leiam parte que copiei do site oficial:

"Tigre cuenta con 43 establecimientos adheridos que poseen menú apto para celíacos.
Los restaurantes que adhieren a este compromiso han recibido capacitación sobre la seguridad alimentaria, en lo que respecta a la manipulación de utensilios y elección de los alimentos, y todo lo referido al tema cuidados por celiaquía. Además, el Municipio de Tigre les dará promoción y una identificación a cada establecimiento firmante, para que este importante sector de la sociedad que padece la enfermedad celíaca, cuente con opciones gastronómicas en un destino turístico integrados como lo es la Ciudad de Tigre.
En Tigre coexisten variadas opciones gastronómicas aptas para celíacos como pastas caseras, milanesas, pescados rebozados, creps de verdura, picadas, brownies y panqueques con dulce de leche y frutas."


Para ler na íntegra clique aqui.
Eu achei sensacional essa ideia. Mostra que os estabelecimentos tem consciência da importância da DC. Aqui tem a lista completa dos estabelecimentos que aderiram ao projeto.

Bea obrigada pela dica!!! E Tigre, parabéns pela iniciativa!!!
Mais uma vez: quem tiver a oportunidade de testar pode nos mandar sua opinião e fotos que postamos aqui!!



sábado, 3 de agosto de 2013

Wraps

Recebi um email desta rede de restaurantes me informando que eles servem pratos para nós. É tão bom saber que a gente pode ir em um restaurante e que não vai ficar sem comer né? Tenho certeza que isso já aconteceu com váááários celíacos espalhados por aí.

O Wraps oferece várias opções de pratos para os celíacos, aqui vão algumas delas: shot de abacaxi, legumes em palito e batata bolinha assada especial da casa (sem cream cheese), gazpacho light, salada oriental, salada verde (sem granola). Além de tudo isso há também as opções de bowls de vários sabores (um mix de proteína e salada com uma base que pode ser escolhida por cada um - arroz branco integral ou couscous marroquino) tudo permitido desde que SEM a granola salgada!! Detalhe importante: alguns bowls levam creme de leite, então os intolerantes/alérgicos à lactose/proteína do leite é bom falar com o garçom antes de pedir.
E para refrescar podemos beber os smoothies, porém alguns são feitos com iogurte. Mais uma vez, é bom falar com o garçom para ter certeza antes de fazer qualquer pedido.

Este é o primeiro post que eu faço sem ter ido pessoalmente ao restaurante. Caso alguém tenha experimentado, me conta como foi!!


Bowl Santiago


Smoothie Santiago

Bom final de semana!!!


domingo, 28 de julho de 2013

Um café & (muita) Prosa

Dica de hoje by minha amiga Sil.

Um lugar lindo onde a gente entra em contato com a natureza e é capaz de curtir o silêncio e a paz. Esse lugar é em Porto Alegre, mais precisamente na zona sul da cidade.

Para quem gosta de plantas, vale a pena passear pela Floricultura





Dentro da tradicional Floricultura Winge está o Café & Prosa. Um lugar rústico, no meio de uma área verde que nos convida a ir sem pressa para voltar.
Além (e melhor) de tudo que descrevi acima, o café tem pratos sem glúten para nós. :D


Menu do dia
 Pedido do dia: quiche de funghi sem glúten e sem lactose.

Quiche de funghi e café carioca
Segundo a Sil o lugar vale a pena ser visitado para bater um papo e relaxar.

;)

Café & Prosa
Rua Dr. Mario Totta, 963
Tristeza
Porto Alegre - RS

Detalhe importante: eles não aceitam cartão de crédito, somente dinheiro. Portanto, vá preparado.


domingo, 7 de julho de 2013

DC é sério!!!!

Gente, resolvi fazer este post na página principal porque é um assunto muito importante!! Hoje eu acordei mal (provavelmente ingeri glúten sem saber) e porque muita gente ainda não tem noção de quanto a doença celíaca é delicada.
Pessoas já debocharam de mim e muitos, até hoje, acham que é exagero. Mas não é.
É muito difícil ser celíaca, não pelos deboches, porque eu não ligo, mas porque a grande maioria das pessoas não entende ou não sabe o quão mal o glúten faz no corpo de um celíaco. E não são só os males visíveis, há os mais graves que são "invisíveis a olho nu", como gosto de dizer. A doença celíaca é uma doença autoimune e responsável por disfunções que vão desde nutrição, perda de peso, osteoporose até câncer do intestino.
Sim, é sério!!!
É fácil viver sem glúten dentro de casa, mas é muito mais difícil ter um vida normal fora dela, porque o maior problema é a "tal" da contaminação cruzada. O que é isso?? Se cozinhar uma massa com glúten em uma panela, por exemplo, e em seguida cozinhar, na mesma panela sem lavar uma massa sem glúten vais estar contaminando a massa que, antes, era sem glúten e SIM, a gente passa mal com isso. É essa falta de conhecimento que mais dificulta nosso convívio social.
Foi por este motivo que criei este blog. Dicas de lugares passíveis para nosso consumo, mas nem todos 100% confiáveis!
Agora vou contar uma história que só quem me conhece pessoalmente já sabe, mas hoje resolvi publicar:
Durante muito tempo eu vinha sentindo fortes dores de barriga e em seguida diarréia. Isso acontecia seguidamente, todo final de semana. Comecei a pensar que eu andava bebendo com muita frequência e que o álcool poderia estar me fazendo mal.
Certa noite fui em um restaurante jantar. Todos os cuidados foram tomados para o preparo do meu prato. Depois de jantar comecei a me sentir mal e fui até o banheiro que ficava fora do restaurante, pois era num shopping. De repente minha pressão caiu e eu estava sozinha dentro daquele banheiro. Fiz um esforço e consegui sentar do lado de fora da porta e comecei a gritar por socorro. Não pensei que eu fosse morrer, como minhas amigas que estavam comigo me perguntaram, mas pensei que ficaria ali durante muitas horas!!
Ouço passos e começo a gritar com o pouco de força que me restava. Era uma das gurias! Pronto, eu já não estava mais sozinha e iria conseguir sair dali. Ela chamou todo mundo e quando eles chegaram, eu desmaiei e saí do shopping carregada em uma cadeira de rodas.
Dias se passaram, questionamos o que poderia ter me feito mal e nada...na segunda-feira um amigo me manda uma mensagem sobre restaurantes com drinks sem glúten e eu comecei a me indagar o que continha e o que não continha glúten. Pesquisei vários sites, entrei em contato com diversas marcas. Consegui descobrir tudo mas ainda não tinha a resposta para a minha pergunta: o que tinha feito eu passar mal???? Cheguei em casa depois do trabalho e peguei a garrafa de Absolut que uma amiga minha tinha trazido para nós para ver se dizia algo. Olhei e dizia bem grande: WHEAT (trigo em inglês). Quase pirei!!!!
Descobri porque eu saí carregada do shopping!!
Descobri porque eu passava mal todo final de semana!!
Descobri e parei de beber Absolut.
Este post é um desabafo meu para que todo mundo abra os olhos quanto à doença celíaca e mais importante: para que as pessoas busquem saber mais sobre a doença para evitar que outros celíacos passem mal sem saber e para que todo mundo RESPEITE o celíaco!
Estou aberta à críticas, perguntas, sugestões!!! Minha intenção é ajudar!!
Não devia, mas resolvi colocar a foto que as minhas amigas queridas tiraram de mim, porque elas perdem a amiga, mas não perdem a piada, então podem rir com consciência!!!
A meia calça não rasgou na função, eu ia para uma festa Halloween!! hehe


Bom resto de domingo!!