domingo, 28 de julho de 2013

Um café & (muita) Prosa

Dica de hoje by minha amiga Sil.

Um lugar lindo onde a gente entra em contato com a natureza e é capaz de curtir o silêncio e a paz. Esse lugar é em Porto Alegre, mais precisamente na zona sul da cidade.

Para quem gosta de plantas, vale a pena passear pela Floricultura





Dentro da tradicional Floricultura Winge está o Café & Prosa. Um lugar rústico, no meio de uma área verde que nos convida a ir sem pressa para voltar.
Além (e melhor) de tudo que descrevi acima, o café tem pratos sem glúten para nós. :D


Menu do dia
 Pedido do dia: quiche de funghi sem glúten e sem lactose.

Quiche de funghi e café carioca
Segundo a Sil o lugar vale a pena ser visitado para bater um papo e relaxar.

;)

Café & Prosa
Rua Dr. Mario Totta, 963
Tristeza
Porto Alegre - RS

Detalhe importante: eles não aceitam cartão de crédito, somente dinheiro. Portanto, vá preparado.


domingo, 7 de julho de 2013

DC é sério!!!!

Gente, resolvi fazer este post na página principal porque é um assunto muito importante!! Hoje eu acordei mal (provavelmente ingeri glúten sem saber) e porque muita gente ainda não tem noção de quanto a doença celíaca é delicada.
Pessoas já debocharam de mim e muitos, até hoje, acham que é exagero. Mas não é.
É muito difícil ser celíaca, não pelos deboches, porque eu não ligo, mas porque a grande maioria das pessoas não entende ou não sabe o quão mal o glúten faz no corpo de um celíaco. E não são só os males visíveis, há os mais graves que são "invisíveis a olho nu", como gosto de dizer. A doença celíaca é uma doença autoimune e responsável por disfunções que vão desde nutrição, perda de peso, osteoporose até câncer do intestino.
Sim, é sério!!!
É fácil viver sem glúten dentro de casa, mas é muito mais difícil ter um vida normal fora dela, porque o maior problema é a "tal" da contaminação cruzada. O que é isso?? Se cozinhar uma massa com glúten em uma panela, por exemplo, e em seguida cozinhar, na mesma panela sem lavar uma massa sem glúten vais estar contaminando a massa que, antes, era sem glúten e SIM, a gente passa mal com isso. É essa falta de conhecimento que mais dificulta nosso convívio social.
Foi por este motivo que criei este blog. Dicas de lugares passíveis para nosso consumo, mas nem todos 100% confiáveis!
Agora vou contar uma história que só quem me conhece pessoalmente já sabe, mas hoje resolvi publicar:
Durante muito tempo eu vinha sentindo fortes dores de barriga e em seguida diarréia. Isso acontecia seguidamente, todo final de semana. Comecei a pensar que eu andava bebendo com muita frequência e que o álcool poderia estar me fazendo mal.
Certa noite fui em um restaurante jantar. Todos os cuidados foram tomados para o preparo do meu prato. Depois de jantar comecei a me sentir mal e fui até o banheiro que ficava fora do restaurante, pois era num shopping. De repente minha pressão caiu e eu estava sozinha dentro daquele banheiro. Fiz um esforço e consegui sentar do lado de fora da porta e comecei a gritar por socorro. Não pensei que eu fosse morrer, como minhas amigas que estavam comigo me perguntaram, mas pensei que ficaria ali durante muitas horas!!
Ouço passos e começo a gritar com o pouco de força que me restava. Era uma das gurias! Pronto, eu já não estava mais sozinha e iria conseguir sair dali. Ela chamou todo mundo e quando eles chegaram, eu desmaiei e saí do shopping carregada em uma cadeira de rodas.
Dias se passaram, questionamos o que poderia ter me feito mal e nada...na segunda-feira um amigo me manda uma mensagem sobre restaurantes com drinks sem glúten e eu comecei a me indagar o que continha e o que não continha glúten. Pesquisei vários sites, entrei em contato com diversas marcas. Consegui descobrir tudo mas ainda não tinha a resposta para a minha pergunta: o que tinha feito eu passar mal???? Cheguei em casa depois do trabalho e peguei a garrafa de Absolut que uma amiga minha tinha trazido para nós para ver se dizia algo. Olhei e dizia bem grande: WHEAT (trigo em inglês). Quase pirei!!!!
Descobri porque eu saí carregada do shopping!!
Descobri porque eu passava mal todo final de semana!!
Descobri e parei de beber Absolut.
Este post é um desabafo meu para que todo mundo abra os olhos quanto à doença celíaca e mais importante: para que as pessoas busquem saber mais sobre a doença para evitar que outros celíacos passem mal sem saber e para que todo mundo RESPEITE o celíaco!
Estou aberta à críticas, perguntas, sugestões!!! Minha intenção é ajudar!!
Não devia, mas resolvi colocar a foto que as minhas amigas queridas tiraram de mim, porque elas perdem a amiga, mas não perdem a piada, então podem rir com consciência!!!
A meia calça não rasgou na função, eu ia para uma festa Halloween!! hehe


Bom resto de domingo!!