segunda-feira, 27 de junho de 2011

Ai o frio...

Depois de um feriado de muito calor, o frio e a chuva voltaram a dar as caras aqui no Rio. E pra mim, nada melhor que um chocolate quente cremoso pra esquentar! Encontrei um maravilhoso (não muito doce) no Café Donuts.
Vale a pena experimentar!
Só tem que tomar devagar para não se queimar, pois ele sai "tinindo".
Aos chocólatros de plantão, duas sugestões:
Chocolates da Kopenhagen e Cacau Brasil, que é a linha popular da Kopenhagen (a grande maioria não contém glúten).
Aqui no Rio encontra-se uma loja da Cacau Brasil no Center Shopping Rio, em Jacarepaguá.
Ele é tão bom quanto os da Kopenhagen e com preços em conta.
Para quem quer saciar a vontade de comer um doce, na verdade, chocolate, sem ficar com muito peso na consciência, vai a dica da minha amiga Sarinha: Doces de Alfarroba.
A Alfarroba é tipo uma vagem selvagem, parecida com feijão e levemente adocicada. Essa vagem é utilizada para substituir o cacau em alguns doces, ela contém menos gordura e menos açúcares naturais que o cacau e também não contém glúten.
Ainda não experimentei, mas segundo ela é muito bom.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Final de Semana dos Namorados



Com dois objetivos (ajudar uma amiga na secretaria do Carioca Off Road e curtir um final de semana romântico) partimos para Ipiabas sexta à noite. Lógico que meu bolo de cenoura sem glúten estava na bagagem, já que não tinha certeza se seria fácil encontrar comida para mim.
Assim que chegamos na cidade avistamos uma churrascaria linda, com uma lareira ao ar livre e música ao vivo. O clima agradável da By Laka Grill nos convidou a parar e jantar.
Eles oferecem um self-service de queijos, salames e geléias maravilhoso. No cardápio, opções de sopas (todas sem glúten) e picanha com direito a 3 acompanhamentos, só não peça a batata ao molho branco, pois eles usam farinha de trigo para fazer o molho.
Pedimos mandioca frita, mini batatas rostie e batata ao molho branco (que nem chegou perto de mim). Estávamos entre 4 pessoas e pedimos a picanha para 2, que nos serviu muito bem acompanhado de um bom vinho.
Nos hospedamos na Hospedaria Abbud & Fernandez, onde fomos muito bem recebidos pela proprietária Rosângela. A pousada oferece um café da manhã delicioso, minhas necessidades de celíaca foram supridas com frutas, queijos, geléia, mel e pão de queijo.
No sábado pela manhã, ainda em função do rally (e como acontece em todas as edições do Carioca), um belo café da manhã foi oferecido pelo Chico Geraes, onde pude saborear os deliciosos biscoitos sem glúten que ele sempre leva para mim!
Foi um final de semana regado à comida, passeios, amigos e risadas.
Em agosto terá o Festival de Inverno em Ipiabas, no segundo e terceiro finais de semana de agosto, estão convidados a conhecer a cidade!

P.S: Fico devendo foto da Hospedaria.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

O início de tudo...


“Tive a melhor idéia nos últimos 31 anos!” Foi assim que iniciei a contar, para algumas amigas, a minha idéia de criar o blog.
Sabemos que no Brasil, todas as embalagens devem mostrar a informação se o alimento contém ou não contém glúten. E os restaurantes? Infelizmente ainda não temos a cultura de apresentar cardápio para celíacos, ou pelo menos, que os garçons saibam o que contém e o que não contém. Se chegar em um restaurante e perguntar: “essa sopa tem glúten?”, certamente a resposta será: “o quê?”. Para evitar aborrecimentos e constrangimentos mudei a pergunta: “tem farinha de trigo nessa sopa?”.
Por esses motivos, este blog irá falar de restaurantes e hotéis no Rio e em diversos lugares que ofereçam as opções sem glúten para pessoas especiais, como eu! :-P
Dicas elaboradas por mim com a contribuição de experiências de amigos, familiares, agregados, etc.
Help yourself!